201 Condessa d elba

Quarto 201 - Condessa d’Edla

Elise Hensler, a Condessa d’Edla, foi a cantora de ópera por quem o rei consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo Gotha se apaixonou. Para resguardar o seu amor o Rei mandou construir no Parque do Palácio da Pena um Chalet inteiramente desenhado por si e pela sua amada – o Chalet da Condessa d’Edla.

201

202 Azenhas do Mar

Quarto 202 - Azenhas do Mar

O nome desta localidade advém das antigas azenhas (moinhos de água) existentes no local. Tornou-se estância balnear quando, entre 1930 e 1955, ficou ligada a Sintra através do Eléctrico (que actualmente apenas chega à Praia das Maçãs).

202

203 Vinho de Colares

Quarto 203 - Vinho de Colares

O vinho de Colares terá sido o primeiro vinho de mesa português, produzido desde a Idade Média. Era o vinho que ia nas caravelas dos Descobridores Portugueses do séc. XVI e XVI.

Ainda na actualidade é possível visitar as caves de Colares onde é feito e armazenado o vinho e onde se pode, também, fazer uma degustação do mesmo.

203

204 Santa Eufemia

Quarto 204 - Santa Eufémia

Reza a lenda que viveu em Sintra uma princesa chamada Eufémia, que se apaixonou por um rapaz humilde. Porém, o Rei proibiu a relação e o rapaz adoeceu por desgosto. A Princesa curou o seu amante com a água da fonte que existia no alto da serra. Em homenagem, foi construído o santuário de Santa Eufémia.

204

205 Serra da Lua

Quarto 205 - Serra da Lua

Sintra era denominada por “Monte da Lua”, pelos diversos povos que a habitaram. De acordo com alguns historiadores o próprio nome Sintra significará Lua.

205

206 Misticismo 1

Quarto 206 - Misticismo

Sintra é lugar de cultos e mitos, lugar místico e esotérico. Expoente máximo é a Quinta da Regaleira, o símbolo supremo, o Poço Iniciático…

206

207 Descobrimentos

Quarto 207 - Descobrimentos

Nos séc. XV e XVI, os portugueses lançaram-se à descoberta do mundo pela via marítima.

O Cabo da Roca, em Sintra, era uma referência para os mareantes, indicando a chegada a bom porto.

207

208 Património da Humanidade

Quarto 208 - Património da Humanidade

Em 1995, Sintra foi classificada de Património da Humanidade.

Mágica e romântica, Sintra é o resultado do trabalho conjunto entre o Homem e Deus, entre a Arte e a Natureza.

208

209 Rainhas

Quarto 209 - Rainhas

Os Reis de Portugal ofereciam esta vila às suas Rainhas desde o século XIII, entre as quais destacamos D. Amélia de Orleãs e Bragança (1865-1951) pela sua paixão por esta terra. A cama de bilros é inspirada na cama da Rainha D. Amélia que podemos visitar no Palácio da Pena.

209